Na postagem intitulada “LGPD – Aspectos Introdutórios”, abordamos o contexto de surgimento da norma e o seu escopo. Observamos que a busca pela proteção à privacidade em face dos abusos cometidos com os nossos dados pessoais é uma realidade universal.
Nesse contexto, para iniciar a implantação da LGPD é necessário entender qual o comportamento que a norma está esperando daqueles que necessitam se adequar, também chamados de agentes de tratamento. Ao longo dos artigos, notamos que é clara a determinação de proteção de dados desde o início do tratamento, com a necessidade do recolhimento do Consentimento.
Desse modo, a análise do contexto interno e externo da empresa é fundamental, pois ela determinará a finalidade do tratamento, como também as operações e pessoas envolvidas neste tratamento.
Por isso, para implantar a LGPD de acordo com suas atividades, é fundamental que ela seja tratada como inerente ao seu serviço, projeto ou produto, e não como uma mera formalidade a ser cumprida em alguma etapa, tendo em vista que os procedimentos e mecanismos de proteção deverão ser incorporados desde a concepção da atividade ofertada.
Esse procedimento de proteção desde a concepção é chamado de Privacy By Design. Entenda os pilares:
Sendo assim, o ideal é a sua organização realizar um diagnóstico detalhado abordando os critérios da LGPD e com base nesse diagnóstico estabelecer um plano de ação para realizar as adequações necessárias. A LHS Certificadora pode lhe ajudar das seguintes maneiras:
Realizando o diagnóstico ou mesmo validando o diagnóstico realizado por vocês;
Orientando a implementação das ações ou atestando a eficácia delas;
Certificando o nível de aderência da sua empresa a LGPD.
Com apenas um clique aqui nós podemos ajudar você!
Comments