Certificação: 7 vantagens para a sua empresa

Quando você pensa em certificar sua empresa, a primeira coisa que lhe vem à mente é: “Por quê? Preciso realmente de uma certificação? Minha empresa chegou até aqui sem ela, por que preciso dela agora? Acho que isso só vai gerar burocracia desnecessária...”

Pensando nisso, nós resolvemos listar 7 vantagens, entre as muitas existentes, que sua empresa pode obter ao conquistar uma certificação, seja na ISO 9001, no PBQP-H ou em qualquer outra norma de sistema de gestão ou certificação de produto.

1. Reconhecimento do mercado


Os clientes buscam valor. As vezes menor valor financeiro, as vezes maior valor agregado. Quase sempre, as duas coisas.


A certificação agrega ainda mais valor ao seu produto ou serviço, não apenas porque você otimiza os seus processos, mas também porque fortalece sua marca e passa um recado: estamos fazendo o nosso melhor e somos oficialmente reconhecidos por isso.


2. Engajamento dos colaboradores

Os colaboradores da sua empresa sabem quais tarefas eles precisam executar todos os dias. Mas eles conhecem qual é o projeto da empresa no médio e longo prazo? Estabelecer objetivos, metas, mensurar os resultados e responsabilizar a equipe por tais resultados, partilhando os benefícios das conquistas e as consequências do não alcance aos resultados esperados, aumenta o comprometimento da equipe, gerando a sensação de pertencer a algo maior e criando o senso de dono.

3. Destaque entre a concorrência


Você fica chateado quando um cliente compara seu produto ou serviço com o de outra empresa que você sabe, tem certeza, que não é tão qualificada quanto a sua, não fica? A certificação permite o combate a concorrência desleal pois permite diferenciar as empresas que realmente cumprem seus compromissos com os clientes, colaboradores e órgãos reguladores.



4. Compromisso com o atendimento à requisitos


Os clientes estão cada vez mais exigentes e preocupados com questões sociais, ambientais e de segurança ocupacional. Responsabilidade social e compliance não são apenas modismos, mas sim questões importantes que ganham cada vez mais força. Sua empresa ao se certificar ratifica o compromisso em atender os requisitos aplicáveis ao seu negócio.

5. Acesso a benefícios


Você sabia que obter uma certificação pode diminuir o grau de risco da sua empresa ao fazer um seguro, buscar um empréstimo ou financiamento para um projeto? Muitas seguradoras e investidores, incluindo bancos, levam em consideração as certificações de sua empresa para estabelecerem valores, linhas de crédito, juros e parcelamentos. Conquistar e manter uma certificação pode aliviar o orçamento da sua empresa.


6. Foco no resultado

Por mais que pareça que os procedimentos e registros gerados para garantir o controle dos processos em uma organização certificada seja burocracia, na verdade eles asseguram que o nível de qualidade alcançado não se perca, e permitem a análise de dados reais para a tomada de decisão de forma mais assertiva.

7. Fortalecimento das relações com fornecedores

Sua empresa não atua de forma isolada. Ela precisa de fornecedores que sejam literalmente parceiros. Critérios para qualificação inicial e avaliação de desempenho garantem uma comunicação transparente e embasada em dados entre sua empresa e seus fornecedores, gerando confiança mútua no atendimento aos requisitos de ambas as partes.

Ainda tem dúvidas se vale a pena buscar ou manter uma certificação? Estamos à sua disposição para conversarmos e lhe ajudar nesta jornada.

66 visualizações
lhs-certificadora

Sede Fortaleza

Rua João Carvalho, 800, Sala 101

Aldeota - Fortaleza (CE)

+55 (85) 3393.5844

  • Facebook Clean

/lhscertificadora